sexta-feira, 11 de julho de 2008

Carta de apresentação

Companheiro (a),

As eleições de 2008 serão fundamentais na afirmação do PT como instrumento de mobilização e transformação social, principalmente na baixada fluminense. O PT - Queimados, em especial, tem um papel importante neste processo: Nunca um Presidente da República investiu tantos recursos na cidade quanto Lula. Portanto, precisamos liderar um movimento de mudança de prioridades na prefeitura que passe pela participação popular e transparência na gestão, que tenha como objetivo emancipar de verdade o povo queimadense com políticas públicas para quem mais precisa.

No sentido de contribuir com estas tarefas, apresentamos a pré-candidatura do companheiro Elton Teixeira. Estudante de jornalismo, com 25 anos, é um militante engajado na luta dos movimentos sociais juvenis, foi Presidente do PT de Queimados de 2005 a 2007, participa do Programa “Com Você” da Rádio Novos Rumos, tem experiência no poder executivo, coordenou projetos do Governo Federal em Queimados como o Projeto Segundo Tempo, Esporte e Lazer da Cidade, Inclusão Digital e Oficina de Artesanato. É um dos fundadores do Espaço Família de Futuro, que se tornou uma referência em inclusão social para a região. É um militante com sensibilidade social e tem capacidade de representar o PT na Câmara de Vereadores, implementando o modo petista de legislar.

Após diversos debates, decidimos, coletivamente, apresentar a seguinte plataforma de discussão aos militantes petistas e à sociedade queimadense:

1) Juventude:
A juventude é um dos segmentos que mais sofrem no atual quadro de exclusão social. Esperamos fazer um mandato antenado com as lutas juvenis e que seja um canal constante de diálogo sobre as perspectivas da juventude queimadense. Faremos um mandato em parceria com as associações de bairro, os grêmios estudantis, além de lutar pelo passe-livre, educação pública e de qualidade e políticas públicas de/para/com a juventude.

2) Direito à cidade:
Lutaremos pela execução do Plano Diretor da cidade para que tenhamos uma cidade planejada com desenvolvimento sustentável, respeitando o meio-ambiente com inclusão social. Teremos um mandato que brigará com unhas e dentes por licitação nas linhas de ônibus municipais, com diminuição das tarifas, manutenção dos empregos dos cobradores e linhas de ônibus que liguem os quatro cantos da cidade. Estaremos a serviço do meio-ambiente, estimulando a criação de cooperativas de catadores de material reciclável, coleta seletiva e urbanização das cidades.

3) Democratização da Câmara de Vereadores:
Não podemos aceitar que nossos representantes estejam tão longe da população. Por isso, aproximaremos a Câmara do povo queimadense, com discussão transparente dos problemas da cidade, ouvindo cada corrente de pensamento. A casa de leis, como espaço de representação social, precisa, dialeticamente, produzir um debate qualificado sobre as questões do município e do país. Teremos um mandato que fiscalizará cada vintém aplicado na cidade, buscando sempre coibir a corrupção e mau uso dos recursos públicos.