sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Forum Social Mundial 2010 será descentralizado

No ano em que celebrará 10 anos de seu processo, o Fórum Social Mundial (FSM) não terá um evento global único e centralizado. Em 2010, o FSM se dará de forma permanente ao longo de todo o ano, através de eventos e atividade em várias partes do mundo. Será um ano em que as atenções do processo do FSM estarão especialmente voltadas para o tema da crise global, compreendida em suas várias dimensões – econômica, ambiental, política, social, cultural, alimentar, civilizatória.

O objetivo do FSM em 2010 é acumular análises, propostas e experiências dos movimentos e organizações sociais para enfrentar as diversas crises. O espaço de convergência desse acúmulo será o Fórum Social Mundial Dacar 2011, este sim, o próximo evento centralizado do processo.
 
Após a última reunião do Conselho Internacional (CI), realizada em outubro, em Montreal, o Grupo de Enlace do CI divulgou o documento Propostas para conectar os eventos de 2010. Entre as idéias apresentadas, estão a criação de um banner que viajará o mundo acumulando mensagens e slogans de cada evento, a utilização de um logo comum, a produção de mensagens (escritas, visuais, audiovisuais, artísticas etc) que expressem respostas às crises, entre outras.
 
Em seu 1º chamado aos organizadores dos eventos FSM de 2010, o Conselho Internacional do FSM afirma que “é crucial para o FSM desenvolver coletivamente um processo de trabalho em 2010 que esteja em sincronia com o ritmo do desenvolvimento dos efeitos dessa crise e com as diversas respostas que emergem de movimentos ao redor do mundo”.

 
Grande Porto Alegre discute os 10 anos
 
A região da capital gaúcha também sediará o Seminário de Avaliação dos 10 anos do Fórum Social Mundial. Os debates ocorrerão em Porto Alegre na Usina do Gasômetro, nos armazéns do Cais do Porto e na Assembléia Legislativa. Ele reunirá lideranças nacionais e internacionais que participaram das várias edições do FSM, tanto para avaliar sua trajetória quanto para indicar alternativas e estratégias a fim de enfrentar a crise de civilização gerada pela globalização neoliberal.
 
Nesses locais haverá ainda o Seminário Mundo do Trabalho, o Fórum Mundial de Juízes e os espaços da Economia Solidária.
 
No dia 25 de janeiro, a Caminhada de Abertura do FSM 10 anos irá percorrer as principais ruas do centro da cidade, encerrando no anfiteatro Pôr-do-Sol com o Show de Abertura.
 
Também no anfiteatro, ocorrerá no dia 28 de janeiro, o painel Diálogos e Controvérsias com a presença do Presidente Lula e chefes de estado latino-americanos, apoiadores históricos do processo FSM.

Texto extraído do site do PT: www.pt.org.br







terça-feira, 5 de janeiro de 2010

2010, o ano para aprofundar as mudanças

Colegas,


desculpem-me pela péssima atualização do blog neste período de fim de ano. Agora que já entramos em 2010, espero atualizá-lo ao menos duas vezes por semana. Sei que muitos de vocês são seguidores deste espaço e se frustram ao ver a inércia. Desta vez será diferente.

2010 chegou. E com este novo ano uma série de objetivos, perspectivas e frustrações. Acredito que este ano será fundamental para nosso país. 2009 foi o ano da virada do Brasil, período em que conseguimos ineditismos como o primeiro país a sair da crise econômica, a escolha do Rio como sede das Olimpíadas de 2016 e, obviamente, o HEXA do Mengão!

Este ano, como sabemos, é ano eleitoral. O povo brasileiro irá às urnas para eleger seu Presidente (espero que seja a Presidente), o Governador, dois Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais. Nosso compromisso é com a continuidade das mudanças que o país passa desde 2003, com a posse de Lula. Dilma será a nossa representante. Mulher com fibra, lutadora e uma grande gestora pública. Como morador de Queimados, teno um compromisso em eleger Zaqueu Teixeira Deputado Estadual, um cara especialista em segurança pública, com grande sensibilidade social para nos representar na ALERJ. Um ano de desafios que precisamos vencer.

Espero que 2010 seja especial para todos nós, que consigamos realizar nossos objetivos e dedicar mais tempo para nós mesmos, nosso lazer, família, amigos etc.

Um forte abraço.