sábado, 31 de outubro de 2009

Câmara de Queimados decide manter os vetos do prefeito

Em mais uma sessão cheia de polêmicas, na última quinta feira, a Câmara Municipal de Queimados manteve os vetos do prefeito a diversos projetos de leis de autoria de três vereadores: Elton Teixeira (PT), Jairinho (PSDB) e Machado Laz (PSDB).


Ainda no início da sessão, na parte do tema livre da tribuna, o embate já estava anunciado. Os vereadores contrários aos vetos do prefeito foram à tribuna explicitas suas posições. Para o vereador Davi Brasil, a Câmara deveria dar uma demonstração de coragem e compromisso popular para derrubar os vetos.
 

Durante a defesa de seu Projeto de Lei que tratava de autorização para criação do programa municipal de prevenção de problemas oftalmológicos e auditivos nas escolas municipais, Elton Teixeira destacou que este PL não era inconstitucional como argumentava as razões do veto do prefeito, uma vez que ele era autorizativo e não obrigava ao poder executivo a gerar despesa. Elton solicitou aos vereadores que analisassem este PL com a consciência que ele poderia auxiliar nossas crianças no aprendizado escolar, bem como prevenir problemas crônicos futuros. Argumentou ainda que a votação dos vetos não deveria ser vista numa visão maniqueísta, em que de um lado estavam os contrários ao prefeito e do outro os favoráveis. Mesmo aqueles que são da base do governo, a eles como parlamentares cabia o direito de divergir.

Para o vereador do PT, com a derrubada dos vetos de todos os projetos a Câmara de Queimados daria uma resposta à população queimadense de altivez e responsabilidade. Elton defendeu também os projetos dos vereadores Jairinho e Machado. O PL do primeiro tratava de colocar um livro de reclamações em todas as unidades de saúde do município. Já o projeto do vereador Machado, obrigava aos funcionários públicos municipais a utilização de crachás de identificação no exercício de suas funções. Ambos os projetos de interesse público e que não geravam despesas para o poder executivo.

Durante o processo de discussão e votação, as defesas dos PLs foram enfáticas com destaque para os vereadores Elton Teixeira, Jairinho, Machado Laz e Davi Brasil. Resultado: cinco votos para a derrubada dos vetos e cinco para sua manutenção. Como para conseguir a derrubada dos vetos do poder executivo são necessários seis votos, maioria absoluta, os projetos continuaram, sem validade.

Algumas considerações precisam ser feitas. A votação sobre os vetos é secreta, o que impede a população de avaliar a postura de seus representantes. Fato que precisa ser questionado na Câmara. O fato de ser necessária maioria absoluta para derrubada dos vetos demonstra claramente a subserviência institucional do parlamento ao executivo, situação que se dá pelo presidencialismo de coalizão que o Brasil vive.

No entanto, num momento em que o parlamento brasileiro como um todo sofre constantes ataques, a Câmara Municipal precisa tomar atitudes que resgatem seu papel de instituição autônoma e independente, mas harmônica com outros poderes estabelecidos. Um dessas ações deveria ser para valorizar o trabalho dos vereadores e de todo corpo jurídico desta Casa de Leis.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Elton Teixeira defende mais investimento na cultura

Durante a abertura da primeira conferência municipal de cultura, o vereador do PT Elton Teixeira defendeu maior investimento na cultura da cidade. Para isso, o vereador apontou a necessidade da criação da lei de incentivo a cultura de Queimados, a garantia de, no mínimo, 1% no Orçamento Municipal para a área e a criação da Fundação Municipal de Cultura.


 Elton salientou da importância da criação da Fundação Municipal de Cultura para administrar o Teatro da cidade, como também de uma reforma nas dependências do mesmo para ampliá-lo e transformá-lo num cinema popular. Com a Fundação, a mesma poderia cobrar ingressos para o cinema a preços populares para pagar os direitos autorais do filme. Ao final da Conferência foi eleito o Conselho Municipal de Cultura

Com Causa é homenageada pela Câmara de Queimados


Ainda na sessão de quinta-feira, os vereadores aprovaram por unanimidade o requerimento do vereador Elton Teixeira que concede a ONG Com Causa Moção de aplausos pelos serviços prestados a sociedade da baixada fluminense. Esta entidade atua na região há mais de dez anos, nas áreas de cultura, direitos humanos e meio ambiente. Em Queimados, a Com Causa se destacou na luta a favor dos moradores do bairro Santo Expedito contra o Centres, além de realizar diversas oficinas de debate sobre a realidade queimadense em parceria com outras entidades como a FEMAMQ.

Câmara de Queimados aprova lei para utilização das escolas municipais

Na última quinta feira, a Câmara de Queimados aprovou projeto de lei do vereador Elton Teixeira que autoriza a entidades sem fins lucrativos utilizarem os espaços ociosos nas escolas municipais. Tal medida visa atender a grande demanda de ONGs, Associações de bairros, sindicatos e partidos políticos em geral que encontram dificuldades em se organizar por falta de locais apropriados para esta reunião. Com esta nova lei, estas organizações devem solicitar a direção das unidades escolares a utilização do espaço com prazo de quinze dias de antecedência e se responsabilizar em zelar pelo patrimônio no período utilizado. O projeto vai a sanção do prefeito.