sexta-feira, 3 de abril de 2009

Câmara de Vereadores rejeita proposta de Comissão para acompanhar Obras do Hospital

Infelizmente, a Câmara de Vereadores de Queimados, no dia 02/04, rejeitou nossa proposta de criação da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras do Hospital Geral de Queimados. Tal proposta visava trazer à luz os recursos gastos neste empreendimento. Historicamente, a construção do HGQ é problemática, inúmeras vezes foi interrompida por desvios de recursos. Todos sabemos que a má utilização dos recursos se dá pela não fiscalização de sua execução.

O Projeto de Resolução que propôs esta Comissão, de autoria do nosso mandato e subscrito pelos vereadores Davi Brasil, BInho do Inconfidência e Jefferson Dias, era bem claro: é função dos vereadores de Queimados analisar, através de uma comissão específica, uma obra tão complexa como esta.

Ao ser anunciado na Ordem do Dia da Sessão, e posteriormente na discussão da matéria, fizemos a defesa do conceito do projeto. Eis que na hora da votação, quatro vereadores (Jairinho, Carlão da Cedae, Wilson de Três Fontes e Paulinho Tudo A Ver) votaram contra a proposta. Ora, se tinha posição contrária, deveriam ocupar a tribuna da casa e defender seus pontos de vista. Ao lado da proposta, os vereadores Júlio Góes, Davi Brasil, eu e Machado Laz. Fiquei estarrecido com esta postura não democrática e turva dos colegas de casa ao não expressarem publicamente suas motivações para votar contra um projeto de relevância como este.

No entanto, esta semana foi de vitórias também. Aprovamos em dois turnos e em regime de Urgência Especial os PLs que criam a Semana de Combate à Violência Contra Mulher e a Semana de Valorização da Vida.

E fica mais uma vez a lição: a participação popular é fundamental. Nós, cidadãos, precisamos difundir na cidade o que de fato vem ocorrendo no município. Convido a todos para participar das sessões da Câmara, às terças e quintas, a partir das 19hs.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Dilma cresce e passa Aécio.

A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, continua subindo na preferência do eleitorado e já tem entre 16% e 20% de intenção de voto para a Presidência da República, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira (30). Com esse desempenho, Dilma se descolou de Heloísa Helena, aproximou-se de José Serra e já aparece em primeiro lugar quando o candidato tucano é Aécio Neves.

A série de pesquisas da CNT faz simulações com os nomes que aparecem como prováveis candidatos à sucessão do presidente Lula em 2010. Na primeira simulação, Serra tem 45,7%; Dilma Rousseff, 16,3%; e Heloísa Helena, 11%; com 27,0% sem candidato. Nas duas pesquisas anteriores (dezembro e janeiro), a ministra tinha, respectivamente, 10% e 13,5%. Num eventual segundo turno entre Dilma e Serra, o governador de São Paulo continua na frente, mas a diferença entre os dois diminuiu 10 pontos percentuais entre dezembro e agora – de 39 para 29.


Contra Aécio, Dilma divide a liderança tanto nas simulações de primeiro como de segundo turno. No primeiro, 22% para o tucano e 19,9% para a petista. No segundo, a ministra teria 29,1% contra 28,3% do governador mineiro. Em dezembro, Aécio aparecia mais de 10 pontos à frente.

Governo Lula


O levantamento mostrou também que continuam altos os índices de aprovação do governo federal e do presidente Lula, embora tenha havido uma queda em relação às pesquisas anteriores.
Segundo a pesquisa, 62,4% dos brasileiros consideram o governo Lula ótimo ou bom, enquanto apenas 7,6% acham que seja ruim ou péssimo. Em janeiro os índices eram 72,5% e 5%, respectivamente. Já a aprovação do desempenho pessoal de Lula é de 76,2%, contra 84% em janeiro.

Transferência


A Pesquisa quis saber ainda qual a possível influência do presidente Lula nas próximas eleições presidenciais: 21,5% disseram que votariam em um candidato apoiado por Lula; 28,6% disseram que poderiam votar; 20,3% que não votariam e 25,9% que somente decidiram o voto conhecendo o candidato. Em dezembro de 2008, 15,6% votariam no candidato de Lula; 28,9% poderiam votar; 18,4% não votariam e 34,0% somente conhecendo o candidato para poder decidir o voto.

Confiança nas medidas anticrise


A Pesquisa CNT Sensus quis saber como o brasileiro vê o impacto da crise financeira sobre o emprego no país: 38,7% dos entrevistados conhecem alguém que já perdeu seu emprego em razão da crise; 24,8% ficaram sabendo e 34,9% não conhecem/não ouviram falar. Os números em janeiro de 2009 eram, respectivamente, 34,4%, 22,1% e 39,9%. 44,8% dos entrevistados têm receio de perder seu emprego ou sua atividade econômica caso a crise agrave; 39,7% não têm receio. Os números em janeiro de 2009 eram 42,7% e 43,8% respectivamente.


Para 40,1% dos entrevistados, o Brasil está lidando adequadamente com a crise; para 26,5%, não. Da mesma maneira, 46,3% acham que nesta crise o Brasil sairá fortalecido em relação a outros países; e 23,0% que sairá enfraquecido. Os números em dezembro de 2008 eram, respectivamente, 35% e 23%.

Extraído do site do PT: www.pt.org.br

Agenda da semana.

Pessoas,
nesta semana, a Câmara de Queimados votará algumas propostas nossas:
Terça-feira, dia 30 de março: Projeto de Lei que cria a Semana Municipal de Combate à violência contra Mulher. Proposta que visa difundir na cidade mecanismos de combate à violência doméstica e familiar.
Quinta-feira, dia 02 de abril: Projeto de Resolução que cria Comissão Especial de Acompanhamento das Obras do Hospital Geral de Queimados e Projeto de Lei que cria a Semana Municipal de Valorização da Vida.
Àqueles que puderem participar, as sessões da Câmara ocorrem sempre a partir das 19hs.

Miss Queimados

na última quinta-feira, 25 de março, ocorreu em Queimados o concurso para eleger sua Miss. Não sou muito apegado com essa coisa de glamour, de eleger a mais bela etc. Penso que a Indústria Cultural nos impõe um padrão de beleza e estes concursos apenas reafirmam isso.
No entanto, participei como espectador deste concurso. Parabenizo a organização e principalmente as candidatas. À vencedora, Caroline Fernandes, deixo um abraço especial.
O evento contou com a participação de diversas Misses da região além da presença de diversas autoridades como o Vice - Prefeito da cidade, Dequinha, o Prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias e o Secretário de Segurança em Caxias, Zaqueu Teixeira.