quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Políticas para Juventude no Cantagalo

Que o Governo do Cabral é ruim, todo mundo sabe. No entanto, ele não é de todo mau. Há setores, raríssimo por sinal, que se salvam. E uma destas iniciativas são os Centros de Referência da Juventude, coordenados pela Superintendência de Políticas para Juventude da Secretaria de Estado de Ação Social e Direitos Humanos, comandada por Benedita da Silva.




Ontem tive o prazer de conhecer o CRJ do morro do Cantagalo, entre Copacabana e Ipanema. A visita foi em parceria com vários consultores da UNESCO. O CRJ funciona ao lado do Espaço Criança Esperança, mantido pela UNESCO através de doações capitaneadas pela campanha que a Rede Globo realiza anualmente. Pude constatar que o projeto é enorme, tanto os do Centro de Referência quanto do Criança Esperança.



No Centro de Referência da Juventude, de acordo com Rodrigo Abel, Superintendente de Políticas para Juventude do Governo do Estado, e Tiago Santana, Coordenador Executivo do Projeto, que funciona em mais quatro comunidades cariocas, o CRJ oferece oficinas que aproveitam a demanda e as tradições locais. Um exemplo disso são as oficinas de Vôlei de praia e construção de pranchas de surf. Profissionais da própria comunidade são aproveitados e disseminam seu conhecimento aos beneficiados. Sem dúvidas uma porta de saída para a juventude carioca.